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segunda-feira, 25 de março de 2013

Pesquisa revela as diferenças entre o pensamento de CEOs e de estudantes


Intitulado “Geração Conectada”, a pesquisa aponta diferenças e semelhanças entre as opiniões dos dois grupos acerca de temas como mídias digitais e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Redação, Administradores.com, 20 de março de 2013




Um estudo conduzido pela divisão de consultoria da IBM, o Global Student Study, avaliou como CEO’s e estudantes se comportam em relação às plataformas digitais. Intitulado “Geração Conectada”, a pesquisa aponta que 70% dos alunos acreditam que as organizações deveriam usar websites e mídias sociais para se comunicar com o cliente, enquanto entre os CEOs esta é a opinião de apenas 56% dos entrevistados. “Nesse aspecto, percebe-se que os executivos veem a tecnologia mais como um condutor de eficiência, enquanto os estudantes já a enxergam como um ativador de colaboração e relacionamentos”, diz Isabela Martins, líder de consultoria da IBM Brasil para o segmento de CRM (Customer Relationship Management).


A expectativa de ambos é que a interação presencial com o consumidor migre cada vez mais para o virtual e as mídias tradicionais cedam espaço para as mídias sociais e websites. Hoje, 80% dos CEOs enxergam o “face-to-face” como a principal forma de relacionamento com o cliente. Entre os estudantes, 58% concordam com isso. Contudo, no que se refere à importância das mídias sociais nessa aproximação, o cenário é praticamente inverso: 70% dos alunos e 56% dos executivos a reconhecem como a ferramenta mais relevante no contato com o cliente.

Para 84% dos presidentes e também dos estudantes as mídias digitais dominarão o relacionamento empresa/consumidor. “Embora os CEOs vejam a interação presencial como o principal método de envolvimento com os clientes hoje, eles concordam com os estudantes e já preveem que o cenário futuro será drasticamente diferente nos próximos cinco anos”, ressalta a executiva.

Mais um item pesquisado foi referente às principais forças que impactarão as organizações nos próximos anos. Os estudantes citaram os fatores de mercado e macroeconômico. Sua visão contrasta com a dos executivos globais que mencionaram a tecnologia como a força externa mais importante. Por outro lado é a mesma dos executivos brasileiros, que também classificaram esses dois fatores como sendo os principais, deixando a tecnologia em terceiro lugar.

Tanto os alunos quanto os CEOs foram questionados sobre as características pessoais críticas para o sucesso profissional. Comunicação, colaboração, flexibilidade e criatividade estão no topo da lista para os dois grupos pesquisados. Melhorar o tempo de resposta e aprimorar a compreensão das necessidades individuais dos clientes foram citadas, por ambos os grupos, como as mais importantes mudanças para atender às expectativas dos consumidores. Entre os estudantes, valorizar a responsabilidade social e ambiental é a terceira mais importante mudança, para os CEOs esse item ficou em último lugar de seis.

Outra grande diferença entre a visão dos estudantes e dos executivos está relacionada ao equilíbrio da vida profissional e pessoal. Entre os alunos essa preocupação ficou em segundo lugar com 54%, ao lado de capacidade de inovar, dentre os 13 atributos desejados no local de trabalho. Para os CEOs o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional foi o sétimo citado, com somente 35%.

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