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sábado, 26 de novembro de 2011

Você sabe o que empreendedorismo,não? então aprenda com Steve Jobs

Este mês novembro foi marcado  por  uma  séries  de  reportagens  sobre  empreendedorismo, no  país.


Quem nunca  pensou  em  ter um negócio próprio,  sua  própria 'Portinha' como  alguns  dizem; pois é mas  se  engana quem pensa que é  facil  ser o 'patrão'  ser  empreendedor  vai além do  que  investir em  você  mesmo.
Atualmente  estou  frequentando um  curso  de  empreendedorismos  em  parceria  com  Fundação Bradesco e ministrada  pela  profissional  do  sebrae Fabiane,  e posso  garantir  a vocês  que  tinha  uma  visão  antes  de  começar  o  curso  e no dedorrer  do curso  esta  visão  vai mudando  a  cada  dia  mais.

No decorrer  desta  semana estarei  postando  alguns  artigos  especificos  para  você  que  sonha  em  ser  um  empreendedor  de  sucesso. Talvez  você  deve  estar  pensando  "mais eu não levo  jeito  para  ter  um  negócio"  saiba  que  os  maiores  empreendores  surgiram pelo  fato  da  necessidade.




APRENDA EMPREENDEDORISMO COM STEVE JOBS



A morte de Steve Jobs, no dia 5 do mês passado, fez muita gente que nunca teve um Mac ou um iPhone parar e se perguntar o que ele tinha de tão especial para ter se destacado tanto em um mercado com inúmeros concorrentes poderosos, geniais e criativos. O norte-americano Neil Patel, um dos mais badalados blogueiros sobre empreendedorismo do momento, tem as explicações dele e as compartilha em post publicado no QuickSproutas lições que aprendeu com o líder da Apple e quem podem ser aplicadas na maioria dos negócios.

Foco nas pessoas

Quando Jobs falava de um produto, ele não destacava as suas características, mas sim como o aparelho tornaria mais fácil a vida das pessoas. Ele se preocupava menos em lançar novos produtos e mais em resolver problemas que as pessoas têm de enfrentar.

Simplificação

Ao focar nas pessoas, ele automaticamente procurava simplificar o uso de seus produtos, que sequer vêm com aqueles enormes manuais de instrução que ninguém tem paciência para ler. Uma criança ou um idoso conseguem aprender sozinhos a usar os aparelhos. Se você fabrica algo, pense em quem vai abrir a caixa e usar.

Pense grande

Jobs demonstrava acreditar que, para uma empresa crescer, ela precisava resolver grandes problemas de um grande número de pessoas. Portanto, não dá para vender mais se o que você vende não melhora nem simplifica a vida de muita gente. É o seu serviço ou produto que faz seu negócio se desenvolver.

Foco no foco

Se você entrar no site da Apple, vai notar que a empresa tem pouquíssimos produtos. Em vez de fazer lançamentos a cada momento, Jobs tinha a paciência de focar em um aparelho de cada vez e gastava toda a energia dos funcionários nele. Era melhor ser líder em apenas uma coisa do que estar entre os dez primeiros em três ou quatro.

Faça o que dá paixão

Steve Jobs só parou de trabalhar quando soube que ia morrer. Mesmo doente, trabalhou muito, quando poderia (como qualquer pessoas com uma doença tão grave) cuidar só da saúde, já que dinheiro não era problema. Por isso, não faça coisas apenas pelo dinheiro. Faça mais por adorá-las.

Cuide bem da sua equipe

A lanchonete da Apple tem até lanchonete de produtos orgânicos. Tem academia e dá bolsas de estudos para funcionários. Mas não se trata de dar “coisas” simplesmente. Uma pequena empresa pode não ter condições para isso, mas estímulo e reconhecimento não custam nada, e fazem um colaborador suar a camisa e cudar da empresa como você. Quando se sentem desvalorizados, fazem coisas terríveis pelas costas.

Cuide dos amigos e da família

Jobs parou de trabalhar quando teve certeza de que iria morrer. Então, afastou-se da empresa para passar os últimos tempos com a família e com amigos. Mas, mesmo antes, sempre impunha um limite para o horário de trabalho para que pudesse ficar com as pessoas que lhe eram queridas. Os empreendedores têm a tendência de trabalhar demais (o que é muito importante), mas é preciso reservar um tempo para as pessoas amadas. O dinheiro sempre vai existir; elas, não.



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