A Inglaterra nos séculos XVI a XVIII
O processo de desenvolvimento capitalista, intensificado pela revolução comercial dos séculos XVI e XVII. A partir da segunda metade do século XVIII a Inglaterra inicia o processo a mecanização industrial, processo este que trouxe diversas mudanças tanto econômicas quanto social. Desviando o foco do capital antes voltado para o comercio, mas que agora passa ser a produção e que possibilitaram o desaparecimento das relações e práticas feudais ainda existentes; implantando de forma definitiva o modo de produção capitalista. O processo de industrialização na Inglaterra deve-se principalmente pelo fato do pais ter sido o que mais acumulou capital na fase do capitalismo comercial entre os séculos XVII e XVIII, graças ao seu grande poderio naval e comercial formou um dos maiores impérios coloniais da época.
Alguns fatores históricos contribuíram para que a Inglaterra se firmasse como uma grande potencia, tais como: A vitória inglesa contra a até então invencível Armada espanhola (1588), seguida dos atos de navegação de 1651 que atingiu seu maior rival no comercio e nos mares os Países Baixos, seu coroamento veio com um acordo assinado com Portugal que abria os mercados portugueses e suas colônias aos manufaturados ingleses. A mecanização Industrial logo foi aplicada ao setor têxtil e em seguida ao setor metalúrgico. Logo a industrialização foi chegando ao campo, com incentivos e estímulos de produção com técnicas e instrumentos inovadores da época, o que proporcionou a inserção do trabalho do campo ao sistema capitalista de produção, este fato possibilitou que grandes empresários e nobres se apossassem das pequenas propriedades agrícolas.
Paralelamente ocorreu uma grande leva dos até então camponeses para a cidade formando um grande contingente de mão-de-obra disponível e formou o que podemos chamar de exército industrial, no qual foram essenciais para a revolução industrial. Londres era a cidade mais volumosa da Europa, em termos de população e Mao de obra disponível, a escassez de emprego e o baixo custo de Mao de obra iam de acordo com os anseios dos industriais da época, que podiam aplicar grande parte de seus capitais em novas instalações e maquinários disponíveis no mercado da época. A Inglaterra contava com abundancia de ferro e carvão, que eram matéria-prima fundamental para construção e funcionamento das maquinas e também para produção de energia.
Avanços tecnológicos
A industrialização como citada acima teve seu inicio na segunda metade do século XVIII no setor têxtil onde atingiam diversos mercados seja o inglês ou não, da America, África e Ásia.
As principais invenções mecânicas da época foram:
- Maquina de fiar, Criada por James Hargreaves, de 1967. Capaz de fiar 80 quilos de fios de uma só vez e sob os cuidados de um só operário
- Tear hidráulico, de Richard Arkwright, de 1968, e foi aprimorado por Samuel Crompton, em 1979;
- Tear mecânico, de Edmund Cartwright, de 1785.
Todas essas invenções revolucionaram a época e provocaram grandes mudanças, mas o que já era bom na época passou a ser melhor utilizado com a invenção de Thomas Newcomen, a maquina a vapor (1712) e que foi aperfeiçoada por James Watt (1765). Com uma crescente sofisticação de maquinas houve um grande aumento da produção e geração dos capitais, na qual eram novamente reaplicados em novas maquinas. Com a descoberta do vapor como força motriz, o que impulsionou a produção industrial da época, atingiu também os transportes, o norte americano Robert Fulton que o diga, pois ele revolucionou a navegação marítima criando o barco a vapor em 1805,outra grande invenção que foi idealizada por George Stephenson foi a locomotiva a vapor. Na década de 1830 começaram a circular os primeiros trens de passageiros e cargas; alem disso a impressão de jornais, revistas e livros com o auxilio do vapor e com isso desenvolveu-se as comunicações e difusões culturais na qual permitiram ao surgimento de novas invenções e técnicas. A partir de 1860, ocorrem diversas inovações técnicas dentre elas a descoberta da eletricidade, a invenção de Henry Bessemer para transformar o ferro em aço, o surgimento e o avanço dos meios de transportes (a ampliações de ferrovias e também das invenções do automóvel e do avião) e mais tarde um pouco dos meios de comunicação (invenção do telégrafo e do telefone posteriormente).
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