Parceiros

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Novidade : Com apoio do Detran.SP, Sem Excesso e site Caronetas oferecem alternativa para mobilidade urbana noturna



A ideia do projeto busca contribuir para a criação de uma cultura de compartilhamento de caronas e evitar que motoristas dirijam depois de beber.

O Código de Trânsito Brasileiro pune com multa e suspensão da carteira quem dirige após beber. Ainda assim, só em São Paulo, de acordo com levantamento divulgado em setembro pelo Detran.SP, um em cada quatro entrevistados assumiu ignorar a norma. Desse total, 67% disseram que só o fazem porque não tem opções.

Para ajudar frequentadores de bares, a ABRABE, por meio do Sem Excesso, e o site de compartilhamento de caronas Caronetas apresentam uma proposta que pode contribuir para a mobilidade urbana noturna, com segurança. A iniciativa aposta em três saídas: incentivar motoristas que não estão bebendo a levar ao menos duas pessoas que moram em seu trajeto; ajudar o motorista que bebeu a encontrar alguém que não consumiu bebidas para guiar o seu veículo ou fazer com que pessoas que estão indo para a mesma região, mas estão sem carro, compartilhem um táxi para voltar para a casa.

“Em alguns bares existem pequenas comunidades e muitas vezes uma pessoa está ao lado de alguém que vive perto dela e não sabe. Nossa ideia é quebrar essa barreira e fazê-las entrar em contato”, explica Marcio Nigro, fundador do Caronetas.

Desde março deste ano, a Associação Brasileira de Bebidas participa de um grupo de trabalho criado pelo Detran.SP e integrado por órgãos e empresas públicas e privadas, cujo objetivo é pensar ações de mobilidade urbana que permitam ao cidadão sair para se divertir com segurança.

“Para a ABRABE, é fundamental que o setor estabeleça compromissos sérios com a sociedade e o Sem Excesso é prova de tal comprometimento. Isso se aplica também na construção de um trânsito mais seguro. Com o envolvimento da indústria, da sociedade e autoridades públicas esperamos estimular uma cultura de moderação e segurança no trânsito”, completa José Augusto Rodrigues da Silva, presidente da ABRABE.

A apresentação e teste do projeto-piloto, que tem apoio do Detran.SP, acontecerá durante a última semana de novembro e as duas primeiras de dezembro – período de muitas confraternizações de final de ano -, em três bares na Vila Madalena (Salve Jorge, Quitandinha, Seu Domingos), de quarta à sexta-feira. Durante o período será divulgada a seção especial criada no site do Caronetas (www.caronetas.com.br/semexcesso).

Como funcionará:

Na entrada do bar haverá um banner com um mapa da região e os clientes deverão marcar se querem participar, identificando-se de por meio de quatro cores diferentes:

Usuário com carro e que bebeu (vermelho)

Usuário com carro e que não bebeu (verde)

Usuário sem carro e que bebeu (amarelo)

Usuário sem carro, mas com carteira e que não bebeu (branco).

Na hora de ir pra casa a equipe do Sem Excesso vai ajudar a cruzar esses perfis e encontrar duplas ou grupos que vivem perto e podem compartilhar o transporte.

Quem não puder ir conhecer a iniciativa, terá a possibilidade de acompanhar o que acontece e aprender mais sobre o compartilhamento de caronas pelos boletins informativos veiculados em mais de duas mil rádios no País. Na cidade de São Paulo, o ouvinte ainda receberá dicas para não se exceder nem com comida nem com bebida durante as festas de fim de ano. Além das rádios, será produzido conteúdo exclusivo para os monitores de edifícios comerciais. Tudo para fazer com que todos sejam solidários e bem informados sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas.

Sem Excesso – Lançado em novembro de 2011 e, portanto, comemorando dois anos, o Sem Excesso é a consolidação da campanha “Comemore com Sucesso, sem Excesso”. Trata-se de uma iniciativa pioneira no País que reforça o compromisso da ABRABE com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. O www.semexcesso.com.bré um guia para conscientizar a moderação para aqueles que consomem bebidas alcoólicas, que busca desencorajar o consumo entre menores de 18 anos e também incentivar, cada vez mais, tolerância zero para a associação do consumo de bebidas alcoólicas com direção. Os acessos ao espaço online do portal também são significativos desde a sua ativação em fevereiro de 2013. Sua fanpage hoje já se aproxima de 500 mil fãs.

O Sem Excesso surgiu a partir da campanha “Comemore com Sucesso, Sem Excesso”, criada em 2010. A iniciativa estabeleceu interação e reflexão acerca do consumo consciente de bebidas alcoólicas, nos ambientes online e offline e foi reconhecida com o 30º prêmio POP de Opinião Pública. Não é de hoje que a ABRABE acredita na importância e na força de ações com foco no consumo responsável. Foi a entidade que criou em 1996, numa parceria com autoridades de trânsito da cidade de São Paulo, o slogan que se tornou famoso e é usado até hoje, “Se beber, não dirija”.

Sobre a ABRABE – A Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE – é uma organização de âmbito nacional representativa do setor de bebidas, que reúne produtores, representantes, importadores e exportadores de cachaça, vinho, destilados, cervejas e energéticos, entre dezenas de outras categorias. São, atualmente, mais de 50 empresas associadas, que representam a grande maioria do mercado e detêm as principais marcas de bebidas nacionais e mundiais. Um dos compromissos da Associação é fazer com que as empresas associadas tenham um compromisso permanente com a postura responsável sobre o consumo de álcool.


Fonte: Por Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário