Parceiros

sábado, 30 de novembro de 2013

Coisas que não nos ensinam na autoescola

Infelizmente temos notado o alto índice de furtos e roubos de veículos, o que nos leva há pensar um pouco mais em prevenção, isto também nos leva a preocupação da direção defensiva preventiva, pois em muitos dos casos pesquisados, além do assalto e do risco eminente, pois tal fato nos pega de surpresa e em muitos dos casos após o assalto a vitima sai no encalço do meliante, e ai além de colocar a sua vida em risco ainda coloca a dos passageiros do seu veiculo, pedestres e demais usuários da via.

Os assaltantes estão cada vez mais ousados e criativos na hora de abordar um motorista desprevenido. Conheçam algumas táticas que utilizam e fique esperto para não ser roubado no trânsito. 


Estacionar embaixo de árvores...



É muito comum se procurar uma vaga embaixo de uma árvore, para e proteger o veiculo do sol e do calor interno, porém muitos estacionam por exemplo: às 15h, e ficam trabalhando, estudando até às 23h, neste caso aquela sombra que protegeu o veiculo do sol propicia ação dos meliantes, pois é mais fácil furtar um aparelho de som em um lugar escuro, onde a claridade das luzes da via fica prejudicada ou quando o veiculo esta estacionado embaixo de uma árvore. 

Portanto analisem o local, em que vai deixar o seu carro estacionado O DIA para não ter surpresas, quando for reutilizar seu veículo no período da noite.


Veja no vídeo acima como roubar um carro com 3 latinhas, demonstra que um simples barulho faz o motorista parar imediatamente, e neste caso se torna um alvo fácil para a criminalidade. 

Portanto mesmo que apareça um barulho, apos sair de algum lugar que o veiculo esteve estacionado, olhe para o painel verifique se tem alguma luz acessa indicando falha na parte elétrica, no motor ou dos freios, e em caso negativo acelere e vá procurar um local seguro para fazer a verificação do que esta acontecendo, pois você pode estar sendo observado (a).

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Novidade : Com apoio do Detran.SP, Sem Excesso e site Caronetas oferecem alternativa para mobilidade urbana noturna



A ideia do projeto busca contribuir para a criação de uma cultura de compartilhamento de caronas e evitar que motoristas dirijam depois de beber.

O Código de Trânsito Brasileiro pune com multa e suspensão da carteira quem dirige após beber. Ainda assim, só em São Paulo, de acordo com levantamento divulgado em setembro pelo Detran.SP, um em cada quatro entrevistados assumiu ignorar a norma. Desse total, 67% disseram que só o fazem porque não tem opções.

Para ajudar frequentadores de bares, a ABRABE, por meio do Sem Excesso, e o site de compartilhamento de caronas Caronetas apresentam uma proposta que pode contribuir para a mobilidade urbana noturna, com segurança. A iniciativa aposta em três saídas: incentivar motoristas que não estão bebendo a levar ao menos duas pessoas que moram em seu trajeto; ajudar o motorista que bebeu a encontrar alguém que não consumiu bebidas para guiar o seu veículo ou fazer com que pessoas que estão indo para a mesma região, mas estão sem carro, compartilhem um táxi para voltar para a casa.

“Em alguns bares existem pequenas comunidades e muitas vezes uma pessoa está ao lado de alguém que vive perto dela e não sabe. Nossa ideia é quebrar essa barreira e fazê-las entrar em contato”, explica Marcio Nigro, fundador do Caronetas.

Desde março deste ano, a Associação Brasileira de Bebidas participa de um grupo de trabalho criado pelo Detran.SP e integrado por órgãos e empresas públicas e privadas, cujo objetivo é pensar ações de mobilidade urbana que permitam ao cidadão sair para se divertir com segurança.

“Para a ABRABE, é fundamental que o setor estabeleça compromissos sérios com a sociedade e o Sem Excesso é prova de tal comprometimento. Isso se aplica também na construção de um trânsito mais seguro. Com o envolvimento da indústria, da sociedade e autoridades públicas esperamos estimular uma cultura de moderação e segurança no trânsito”, completa José Augusto Rodrigues da Silva, presidente da ABRABE.

A apresentação e teste do projeto-piloto, que tem apoio do Detran.SP, acontecerá durante a última semana de novembro e as duas primeiras de dezembro – período de muitas confraternizações de final de ano -, em três bares na Vila Madalena (Salve Jorge, Quitandinha, Seu Domingos), de quarta à sexta-feira. Durante o período será divulgada a seção especial criada no site do Caronetas (www.caronetas.com.br/semexcesso).

Como funcionará:

Na entrada do bar haverá um banner com um mapa da região e os clientes deverão marcar se querem participar, identificando-se de por meio de quatro cores diferentes:

Usuário com carro e que bebeu (vermelho)

Usuário com carro e que não bebeu (verde)

Usuário sem carro e que bebeu (amarelo)

Usuário sem carro, mas com carteira e que não bebeu (branco).

Na hora de ir pra casa a equipe do Sem Excesso vai ajudar a cruzar esses perfis e encontrar duplas ou grupos que vivem perto e podem compartilhar o transporte.

Quem não puder ir conhecer a iniciativa, terá a possibilidade de acompanhar o que acontece e aprender mais sobre o compartilhamento de caronas pelos boletins informativos veiculados em mais de duas mil rádios no País. Na cidade de São Paulo, o ouvinte ainda receberá dicas para não se exceder nem com comida nem com bebida durante as festas de fim de ano. Além das rádios, será produzido conteúdo exclusivo para os monitores de edifícios comerciais. Tudo para fazer com que todos sejam solidários e bem informados sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas.

Sem Excesso – Lançado em novembro de 2011 e, portanto, comemorando dois anos, o Sem Excesso é a consolidação da campanha “Comemore com Sucesso, sem Excesso”. Trata-se de uma iniciativa pioneira no País que reforça o compromisso da ABRABE com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. O www.semexcesso.com.bré um guia para conscientizar a moderação para aqueles que consomem bebidas alcoólicas, que busca desencorajar o consumo entre menores de 18 anos e também incentivar, cada vez mais, tolerância zero para a associação do consumo de bebidas alcoólicas com direção. Os acessos ao espaço online do portal também são significativos desde a sua ativação em fevereiro de 2013. Sua fanpage hoje já se aproxima de 500 mil fãs.

O Sem Excesso surgiu a partir da campanha “Comemore com Sucesso, Sem Excesso”, criada em 2010. A iniciativa estabeleceu interação e reflexão acerca do consumo consciente de bebidas alcoólicas, nos ambientes online e offline e foi reconhecida com o 30º prêmio POP de Opinião Pública. Não é de hoje que a ABRABE acredita na importância e na força de ações com foco no consumo responsável. Foi a entidade que criou em 1996, numa parceria com autoridades de trânsito da cidade de São Paulo, o slogan que se tornou famoso e é usado até hoje, “Se beber, não dirija”.

Sobre a ABRABE – A Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE – é uma organização de âmbito nacional representativa do setor de bebidas, que reúne produtores, representantes, importadores e exportadores de cachaça, vinho, destilados, cervejas e energéticos, entre dezenas de outras categorias. São, atualmente, mais de 50 empresas associadas, que representam a grande maioria do mercado e detêm as principais marcas de bebidas nacionais e mundiais. Um dos compromissos da Associação é fazer com que as empresas associadas tenham um compromisso permanente com a postura responsável sobre o consumo de álcool.


Fonte: Por Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas

Ótimo dia a Todos

Bom dia  meus  Amigos,


"Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros."    Augusto Cury   



Desejo que  todos  os leitores e  amigos  tenham um ótimo  dia e um excelente  final  de semana.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Detran.SP seleciona 20 examinadores de trânsito para a região de Marília


Inscrições para reforçar quadro de profissionais que aplicam provas práticas de direção vão até 20 de dezembro, pelo portal www.detran.sp.gov.br

Estão abertas até o dia 20 de dezembro as inscrições para seleção de 20 novos examinadores de trânsito para Marília e outras quatro cidades da região: Gália, Garça, Pompéia e Vera Cruz.

Promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), o processo seletivo reforçará o quadro de profissionais que aplicam provas práticas de direção veicular, com o objetivo de melhorar o atendimento aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A remuneração mensal pode chegar a R$ 4 mil, dependendo da categoria de habilitação do profissional. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no portal www.detran.sp.gov.br e entregar a documentação pessoalmente ou enviar pelos Correios (com Aviso de Recebimento/AR) para a unidade do Detran.SP em Marília, que funciona no Poupatempo. Endereço: Avenida das Indústrias, 430, Centro - CEP: 17509-051. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Informações adicionais sobre documentos necessários e o edital completo também estão disponíveis no portal, na aba Parceiros, link Cadastro de Examinadores, ou pelo atalho http://goo.gl/hec74w.


Requisitos para ser examinador de trânsito


De acordo com a Resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), válida em todo o país, para ser examinador de trânsito é preciso ter pelo menos 21 anos, curso superior completo (em qualquer área), estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria a ser examinada, não ter sofrido penalidade de suspensão ou cassação da CNH e não ter cometido infração de trânsito gravíssima nos últimos 12 meses, entre outros requisitos.

Além disso, é preciso ter concluído o curso de examinador de trânsito, com credencial expedida pelo Detran.SP. Os cursos de qualificação têm carga horária de 208 horas-aula. A lista de instituições credenciadas está disponível no portal do Detran.SP, no link “Educação para o Trânsito”, ou no atalho http://migre.me/eMHg4.

A classificação dos inscritos obedece aos seguintes critérios:


1) Categoria habilitada, na seguinte ordem: AE, AD, AC, AB;


2) Data da 1ª habilitação mais antiga;


3) Data de nascimento mais antiga;

Fonte: Portal Detran Notícias www.detran.sp.gov.br

MARÍLIA - Em Marília e Bauru as únicas escolas autorizadas a habilitar examinadores de trânsito, nos moldes exigidos pelo DETRAN-SP são o CENTRAN - CENTRO DE ENSINO DE TRÂNSITO - site www.centran.com.br

Detran-SP abre 50 vagas na região para cargo de examinador de trânsito

Os cadastros seguem até o dia 6 para Campinas e mais 19 cidades de SP. Profissão aplica provas práticas de direção veicular para candidatos à CNH.

 
Do G1 Campinas e Região
Detran abre 50 vagas para examinadores de trânsito em Campinas e região  (Foto: Toni Mendes / Reprodução EPTV)Detran abre  vagas para examinadores de trânsito
na região (Foto: Toni Mendes / Reprodução EPTV)
O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) abriu inscrições para 50 vagas de examinadores de trânsito para Campinas (SP) e mais 19 cidades da região, como Sumaré (SP) e Valinhos (SP). Os cadastros seguem até 6 de dezembro no site do órgão.
O processo seletivo irá reforçar na região o quadro de profissionais que aplicam provas práticas de direção veicular, com objetivo de melhorar o atendimento aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O salário para o cargo pode chegar até R$ 4 mil e depende da categoria de habilitação do profissional. Após o preenchimento da ficha de inscrição no site o candidato deve entregar a documentação necessária na unidade do Detran-SP em Sumaré, que fica na Rua Rua Ernesto Barijan, 250, Planalto do Sol - CEP: 13171-180. A entrega pode ser feita presencialmente ou encaminhada pelos Correios com o Aviso de Recebimento (AR).
Requisitos
Para ser examinador de trânsito, o candidato deve ter 21 anos ou mais, curso superior completo (em qualquer área) e ter habilitação de motorista há pelo menos dois anos. É importante que o interessado não possua penalidade como suspensão da CHN e não ter cometido infração gravíssima nos últimos 12 meses.

O interessado também deve concluir o curso de examinador de trânsito, com credencial expedida pelo Detran.SP.  O período de qualificação têm carga horária de 208 horas-aulas e  a lista de instituições credenciadas está disponível no portal do Detran.SP, no link Educação para o Trânsito.
Mais informações sobre os documentos necessários e o Edital para Examinado de Trânsito estão disponíveis no portal do Detran, no link Cadastro de Examinadores.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Viu uma carta criativa de uma criança ao Papai Noel?


 Envie ao G1 Mande o pedido de seu filho, sobrinho, afilhado... ou até o seu.
As melhores histórias serão selecionadas para reportagem de Natal.

Do G1, em São Paulo
124 comentários
Cosma, de 10 anos, quer ganhar material escolar  (Foto: Divulgação/Correios)Cosma, de 10 anos, quer ganhar material escolar (Foto: Divulgação/Correios)
O mês de dezembro ainda não começou, mas muitas crianças já começaram a mandar seus pedidos de Natal para o Papai Noel. Entre os pedidos dos pequenos podem estar desde eletrônicos e binquedos até escolhas mais simples, como o caso da menina Cosma, de 10 anos. Ela mora em São José de Mipibu (RN) e pediu de presente o material escolar para 2014. "Estou aprendendo bastante", escreveu ela sobre a escola na carta.
Por recorde, cidade húngara escreveu carta de 1,5 km para o Papai Noel. (Foto: Bogdan Cristel/Reuters)
Por recorde, cidade húngara escreveu carta de
1,5 km para o Papai Noel.
(Foto: Bogdan Cristel/Reuters)
Além do pedido em si, as crianças também podem abusar da criatividade na mensagem e adicionar a ela desenhos, fotos, dobraduras e tudo mais que a criatividade permitir. Há até quem aposte em uma carta gigante, as crianças que montaram uma de 1.500 metros de comprimento, na cidade húngara de Pantelimon.

Você já viu alguma carta criativa que uma criança escreveu ao Papai Noel? Algum pedido já arrancou boas risadas de familiares ou então deixou os adultos emocionados? Mande a história ao G1 - o envio deve ser feito por um maior de 18 anos. Vale também uma carta que você tenha escrito ao bom velhinho. Não se esqueça de enviar uma foto da carta e, se possível, de seu autor também. Conte a história que existe por trás do pedido.

Para participar, use a ferramenta do VC no G1. Caso prefira, também é possível colaborar utilizando seu smartphone pelo aplicativo do VC no G1 para iOS e Android. Saiba como. As melhores histórias serão selecionadas para nossa reportagem especial de Natal.

domingo, 24 de novembro de 2013

Buscando qualidade ? Dicas de ferramentas de gestão


PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE GESTÃO EMPRESARIAL PARA A BUSCA DA QUALIDADE


RESUMO 


No presente artigo enfatiza-se as principais ferramentas de Gestão Empresarial para a busca da qualidade nas organizações. Procurar-se-á descrever de maneira clara e objetiva a filosofia de cada técnica, proporcionando uma compreensão fácil e rápida. Destina-se principalmente a estudantes de cadeiras como administração da produção, administração de materiais e marketing, cadeiras que no entendimento do autor deste artigo, são aquelas que mais se relacionam com a qualidade no interior das organizações. 

1. INTRODUÇÃO 

Além daquelas mudanças ocorridas recentemente o mundo está em constante transformação, e nada é mais constante do que a mudança. É inevitável que tudo mude ainda mais, por exemplo: se as pessoas mudam as regras do jogo, deve-se mudar o modo de jogar. De uma maneira geral, as empresas não acompanham as mudanças ocorridas, ou o fazem mais lentamente. Isso quer dizer que, via de regra, a organização e o modo de gestão das empresas não tem acompanhado as transformações do mundo dos negócios. 
Além de conhecer o que está mudando, é muito importante para o sucesso empresarial, observar as tendências ou para onde caminha a realidade. E mais importante do que saber e conhecer as mudanças, é necessário avaliar como elas afetam as empresas e o que deve ser feito para se adequar a essa realidade que se altera constantemente. A qualidade está inserida neste universo de mudanças que ocorrem todos os dias. 
Inúmeras são as definições de qualidade que se conhece, mas todas geralmente são baseadas no binômio cliente / utilizador, que a determina, e não a dupla produtor / fornecedor, como empiricamente se acredita. 
O conceito de qualidade é conhecido a milênios, porém como função de gerenciamento surgiu recentemente, sendo ontem diretamente relacionado à inspeção propriamente dita, e atualmente uma função imprescindível para o sucesso estratégico de uma organização. 
Em virtude de tal realidade, surgiram no mundo corporativo inúmeras técnicas facilitadoras, normas e certificações que vêm auxiliar as organizações a buscarem a qualidade, ou seja, a ausência cada vez maior de defeitos. 


2. DESENVOLVIMENTO 

Relacionando-se à revolução do conceito qualidade no transcurso da história, reporta-se às primeiras décadas do ano de 1900, até 1960 aproximadamente, quando a produtividade era tida como fator primordial, ou melhor, buscava-se sempre a eficiência nos processos. Com o avanço das indústrias e o acirramento da competição industrial, no período entre 1960 e 1990, a visão organizacional da qualidade era global no negócio e preocupava-se com a eficácia. Ainda neste intervalo surge o conceito e a importância da qualidade com o renascimento e ressurgimento da indústria japonesa, que fez da qualidade uma arma para alcançar a vantagem competitiva. 
Nos dias atuais a partir da década de 90, a qualidade é abordada com uma visão global, ambiental e interdisciplinar, buscando-se a excelência e a efetividade, ou seja, firmar-se num segmento determinado. 
A qualidade é o principal fator de decisão dos clientes da década de 90. Deve-se ter em mente que os objetivos das organizações é de atender os requisitos dos consumidores e acionistas, isto é obtido através da maximização dos lucros, e ao atendimento das necessidades materiais, culturais e comunitárias. O sucesso da grande maioria das organizações depende do nível de satisfação dos requisitos que elas conseguem obter, e o alcance destes objetivos hoje em dia está cada vez mais difícil devido rápido aumento das demandas do mercado, à explosão dos custos que pode ser comprovada devido aos aumentos de salários, materiais, impostos etc, à necessidade de desenvolvimento de novos produtos para a manutenção da competitividade e ainda às conseqüências dos defeitos tornarem-se incalculáveis. 
A qualidade não é o esforço que o produtor coloca em seu produto, mas sim o valor que o consumidor obtém a partir do produto. A qualidade total é a qualidade de tudo o que é feito na empresa e não somente a qualidade do produto ou do serviço somente. 
Nos dias atuais, é muito fácil saber o que é, como surgiu, como se obtém e como se empregam as técnicas de qualidade devido à inúmeras obras publicadas, periódicos do gênero, estudos e comprovações científicas, enfim, várias formas de aprendizado a respeito. 
O que se pode perceber é que até então a maioria das organizações sofria de um mal crônico que era conhecido como barreiras aos processos de qualidade: 
• A falta de um modelo adequado; 
• A falta de comprometimento das autoridades; 
• O distanciamento entre academia e empresa; 
• A falta de conhecimento e/ou o imediatismo; 
• O baixo nível de informação do nível gerencial; 
• A falta de escolaridade do trabalhador; 
• A falta de conscientização do consumidor; 
• A cultura do ganho financeiro; 

Tais aspectos citados, eram tidos como barreiras, hoje são “quebradas” , em grande escala, devido à imposição do mercado, que não admite mais organizações que desejem ser competitivas, cometam faltas como as citadas anteriormente como barreiras. A queda destas barreiras foi alcançada desde a alta administração até o mais baixo nível de trabalhador de chão de fábrica.. 

2.1 Gerenciamento da Qualidade Total 

De acordo com Martins e Laugeni (1998, p.394 e 395 ), “para que se entenda melhor o conceito de gerenciamento da qualidade total, deve-se conhecer os programas e sistemas relativos à qualidade”, dentre os quais apresenta-se a seguir: 
• CQ  controle da qualidade ( desde 1900 ), que é o desenvolvimento de sistemas que monitoram o projeto, o processo de fabricação e a assistência técnica de um produto ou de um serviço. 
• CEP  controle estatístico de processos ( 1945 ), é o controle da qualidade utilizando-se processos estatísticos. 
• Zero Defeito ( 1960 ). 
• CCQ  círculos de controle da qualidade, qual seja a reunião de pessoas que investigam problemas de qualidade existentes ou potenciais. 
• Sistema de Qualidade Amplo Empresarial  ( 1980 ) sistema de gestão baseado na qualidade. 
• Qualidade Garantida  ( 1980), que consiste em realizar-se a cessão de uma garantia ao cliente assegurando que o produto ou o serviço oferecido é confiável. 
• Qualidade Assegurada  enfoca que a qualidade está relacionada a aspectos de segurança e de responsabilidade civil quanto ao produto ou serviço vendido. 
• Sistema ISO 9000  ( década de 80 ), sistema para a garantia da qualidade de produtos e serviços. 
• Excelência Empresarial  ( 1987 ), sistema de avaliação de empresa envolvendo múltiplos aspectos. 
• TQM ( total quality management )  conceito de gerenciamento abrangente que envolve além dos aspectos da qualidade, as atividades de benchmarking, projeto de produto e processo, suprimentos, logística e solução de problemas, e está diretamente apoiado nas pessoas da empresa. 

2.2 Principais ferramentas para a busca da qualidade total 

a. Lista de Verificação 
A lista de verificação deve ser utilizada quando for necessário conhecer dados baseados em observações amostrais, com o objetivo de definir um modelo apropriado para a execução de uma determinada tarefa ou trabalho. Este é tido como o ponto lógico de início na maioria dos ciclos de soluções. A lista de verificação ao ser utilizada deve seguir as etapas abaixo? 
• definir claramente o evento em estudo; 
• definir o período de estudo; 
• construir um formulário claro e de fácil manuseio ( tab nº 01 ); 
• coletar dados consistentes e honestamente; 
PROBLEMA MÊS TOTAL 
A 1 2 3 ..... ...... ....... 30 
TOTAL 
( tab nº 01) 

b. Brainstorming ( “tempestade cerebral”) 
O brainstorming é uma técnica utilizada para auxiliar uma equipe a gerar ou criar diversas idéias no menor espaço de tempo possível. Na fase de geração, o líder da equipe revê as regras do brainstorming e os membros geram uma lista de itens. O objetivo é gerar a maior quantidade possível, não importando-se com a qualidade. 
Na fase de clarificação, a equipe repassa toda a lista para ter certeza que todos entenderam todos os itens. A discussão será feita após . 
Na fase de avaliação, que é a final, a equipe revê toda a lista para eliminar as duplicidades, irrelevâncias ou questões que por algum motivo qualquer esteja fora dos limites. 
O brainstorming para ter o resultado esperado, deve seguir algumas regras: 
• estabelecer o objetivo claramente; 
• cada membro da equipe deve expor uma idéia a cada rodada; 
• todas as idéias devem ser registradas onde possam ser vistas por todos: flip-chart ou quadro negro. 
• nenhuma idéia pode ser criticada ou rejeitada; 
• outras idéias podem e devem ser criadas a partir de idéias anteriores. 

c. Diagrama de Pareto 
É um gráfico de barras verticais que permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade. É executado tomando-se por base uma relação de problemas anteriormente detectados, e deve ser utilizada quando for preciso ressaltar a importância relativa entre vários problemas, com o objetivo de escolher um ponto de partida ( gráfico nº 01 ). 


d. Diagrama de Causa e Efeito ( espinha de peixe ) 
Deve ser usado quando é necessário identificar, explorar e ressaltar todas as causas possíveis de um problema. Representa a relação entre um dado efeito suas causas potenciais. Os diagramas de espinha de peixe, são feitos para mostrar as interações entre os fatores que afetam um processo. 
Existem alguns procedimentos utilizados para a confecção do diagrama de causa e efeito: 
• definir o problema de forma clara e objetiva; 
• definir as principais categorias das possíveis causas; 
• iniciar a construção do diagrama definindo o efeito dentro de uma caixa do lado direito e colocando as principais categorias como alimentadoras destas caixas; 
• executar um sumário brainstorming das possíveis causas dentro de cada uma das principais categorias; 
• analisar cada causa em particular para focalizar causas de cada vez mais específicas; 
• identificar e circular as causas que se pareçam com as raízes dos problemas; 
• coletar dados para verificar qual a causa que mais se parece com a raiz do problema, e isto pode ser obtido através do Diagrama de Pareto; 
Abaixo na figura nº 01, como forma de ilustração, segue um exemplo do diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe: 










-----------------------------------CAUSAS---------------------------------EFEITO----------- 
( fig nº 01 ) 




e. Benchmarking 
É o processo caracterizado pela avaliação dos produtos de uma determinada empresa perante aos líderes do mercado, em que ela atua. Vários são os aspectos analisados tais como retorno do investimento, indicadores de produtividade, custos entre outros, que possam ser devidamente comparados. O objetivo principal do benchmarking, é aproveitar técnicas, gestões, rotinas e procedimentos utilizados pela concorrência, que possam ser adaptados à empresa que o executa. 

f. Ciclo PDCA 
O ciclo PDCA, foi desenvolvido por E.W. Deming, e deve ser aplicado quando for necessário orientar a preparação e execução de atividades planejadas visando o seu melhor desenvolvimento. As siglas PDCA, consistem na significação de quatro passos: 
• Plan ( planejar ): a equipe seleciona um processo ou atividade, ou equipamento que necessite melhoria. Após analisados vários aspectos dentre os quais sua viabilidade econômico - financeira, é desenvolvido um plano com medidas objetivas para obter a melhoria; 
• Do ( fazer ): implementação do plano definido na fase anterior; 
• Check ( verificar ): avaliação e se for o caso reavaliação do plano; 
• Act ( agir ): caso o sucesso seja alcançado, o novo processo se transforma em novo plano; 

Esquema do ciclo PDCA: 



g. Programa 5 S 
O programa 5S é muito conhecido e administrado por algumas empresas que se preocupam com a sua produtividade. É um programa de educação que dá ênfase à prática imediata de hábitos saudáveis que permitem a integração de pensar, agir e sentir. As ações iniciais de quem é tocado pelo programa são de natureza mecânica: classificar, ordenar e limpar. Essas práticas promovem a imediata mudança do ambiente físico em torno da pessoa. As conseqüências a longo prazo são as profundas mudanças nas relações das pessoas consigo mesmas, com os outros e com a natureza. Por este motivo o 5 S é considerado o básico para qualquer programa básico de Qualidade. 
O 5 S consolidou-se no Japão a partir da década de 50. Antes de adotar o programa e traduzir as palavras para o português, foram realizados pesquisas para captar a verdadeira profundidade e ideologia do programa. Assim, ele demorou mais 4 décadas para ser implantado aqui no Brasil, sendo lançado formalmente em maio 1991. 
A prática constante dos 5 S, seguindo os padrões estabelecidos, constitui a base para o melhor desenvolvimento das atividades do dia-a-dia. 
Para chegar a um estágio de satisfação, é preciso praticar cada uma das palavras-chave que fazem parte do programa 5 S: Organização, Ordenação, Limpeza e Disciplina. Estas palavras derivaram das palavras japonesas, respectivamente: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. 
• Seiri ( organização ) : é separar o necessário do desnecessário; 
• Seiton ( ordenação ): é colocar as ferramentas, móveis, peças, documentos e tudo mais de que se usa para a execução das tarefas, no lugar certo e pronto para uso a qualquer momento e por qualquer pessoa. 
• Seiso ( limpeza ): é remover toda a sujeira do local de trabalho, das ferramentas e dos equipamentos, de maneira que o ambiente fique totalmente limpo. 
• Seiketsu ( conservação ): avaliar e administrar os resultados já conseguidos e imaginar como as coisas ainda podem ser melhoradas. 
• Shitsuke ( disciplina ) : seguir e aperfeiçoar as regras e procedimentos estabelecidos, visando ao constante crescimento profissional e humano. 




2.3 Gestão Estratégica da Qualidade 

Mesmo não sendo objetivo principal deste artigo, cabe ressaltar neste momento, após enumerar e apresentar as principais técnicas para a busca da qualidade, alguns aspectos relativos à gestão estratégica da qualidade, o que em alguns casos, poderá levar as organizações a buscaram nela a vantagem competitiva, para atuarem no seu nicho mercadológico. 
Um esquema básico para apresentar as etapas para a busca da gestão cada vez mais apurada da excelência pode ser apresentado abaixo: 

Líder da Organização 
Dirigente Principal 

Clientes 
Fornecedores 
Concorrentes 

Estrutura do Trabalho 
Conhecimento 
Recursos Disponíveis 
Potencial Disponível 

Existe a necessidade de se atentar para que não haja uma preocupação excessiva com os negócios, há que se ter igual preocupação com a cultura, organizacional evitando que profissionais qualificados permaneçam isolados em suas “baias”, como já dizia Scoth Adams , por rejeitarem a nova gestão da organização. 
A gestão estratégica da qualidade deve ser definida a partir da análise de cenários, preocupando-se em ter uma visão de futuro, e a partir daí definir vetores de sucesso, que orientarão a definição da missão. 
Definida a missão, procede-se a análise organizacional identificando a cultura, o comprometimento organizacional e a qualidade de vida no trabalho. A partir deste passo, procede-se o planejamento para a melhoria e define-se o processo de qualidade. 
Estas etapas bem trabalhadas e definidas no interior da organização, compõe-se de passos a serem seguidos para por em prática a Gestão Estratégica da Qualidade. 

3.Considerações Finais 

Ao encerrar o presente artigo, cabe ressaltar que são inúmeras as técnicas que de uma forma ou de outra, trabalhando isolada ou conjuntamente, buscam a qualidade, porém nenhuma técnica por mais perfeita e operacional que seja, terá resultados se não houver uma participação plena de todos os componentes da organização em todos os níveis. Muitas vezes, na implementação das técnicas, as organizações enfrentam barreiras pois nem todos gostam de mudanças, acreditando que o trabalho tornar-se-á mais difícil, ou pode ser difícil ou mais difícil do que se imaginava quantificar os resultados. Há ainda a descrença de alguns que por não vislumbrarem resultados rápidos desistem, ou ainda os meios necessários não são suficientes ao alcance dos objetivos. 
A qualidade é essencial para as organizações sobreviverem em todos os aspectos, pois não age sozinha como um elemento presente somente no departamento de produção, por exemplo. A qualidade deve ser cultivada e almejada em todos os setores da empresa para que dessa maneira, interagindo com diversos outros fatores, possa alcançar as metas pretendidas. 




4. BIBLIOGRAFIA

MARTINS & LAUGENI. Administração da Produção. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 1998.
HARDING, Hamish Alan. Administração da Produção. 1.ed. São Paulo: Altas, 1992.
SENAI/CET/QT. Total quality control: a gestão da qualidade total, o seu manual. Rio de Janeiro: CNI, 1993.
RODRIGUES, Marcus Vinícius. Qualidade e Novas Técnicas Gerenciais. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

As 10 piores coisas sobre trabalhar no Google, segundo ex-funcionários



Trabalhar no Google é um sonho para qualquer profissional, certo? A empresa que já foi listada dezenas de vezes em listas sobre as melhores empresas para trabalhar tem muitos atrativos para os jovens profissionais. Possuindo pontos fortíssimos para atrair candidatos, como altos salários, ambiente de trabalho incrível e boas vantagens extras. Mas, como qualquer outra empresa, o Google também tem seus pontos fracos.

Mas você consegue imaginar quais seriam?

Uma thread no Quora, rede social focada em conhecimento, reuniu vários empregados e ex-funcionários do gigante das buscas para saber quais são os pontos negativos de trabalhar lá. O site americano Business Insiderconseguiu reunir uma lista das principais reclamações. E o que parecia quase impossível, gerar uma lista com desvantagens de se trabalhar no Google, acabou acontecendo e surpreendendo muita gente.

Confira a seguir a lista:

As 10 piores coisas sobre trabalhar no Google

Todos são incríveis, então eles contratam as melhores pessoas para os empregos mais mundanos

O Google pode se dar ao luxo de contratar os melhores formandos das melhores universidades dos EUA para realizar funções básicas, como remover vídeos do YouTube. A remuneração obviamente é boa, mas a satisfação profissional é nula.

O Google não é mais uma startup, mas uma grande corporação

Pode parecer estranho, mas trabalhar lá não é tão diferente de um ambiente corporativo comum, em escritórios comuns. “É fácil ser promovido se você trabalhar nos projetos certos e promover seu trabalho da forma certa”, explica um ex-funcionário.

A maioria dos engenheiros é arrogante

Ao contrário da crença popular, a reclamação é que boa parte dos engenheiros são medíocres, mas ao mesmo tempo, muito arrogantes. Não aceitam sugestões e opiniões, a menos que elas venham de cima, e se acham uns superiores aos outros.

O Google é tão grande que você não consegue ter nenhum impacto


Para a maioria dos funcionários que já passaram pelo Google, a probabilidade é significativa de nunca terem realizado nenhum projeto grande dentro da empresa. O Google é quase uma máquina de imprimir dinheiro graças ao sucesso do AdWords, mas tudo indica que você será apenas uma simples pessoa polindo e engraxando esta máquina.

Os gerentes de “meio-de-campo” são medíocres

A reclamação é de que os chefes são focados demais em métricas e não ligam para outras coisas. Eles não querem arriscar para não ter problemas, não conseguem inspirar os empregados e se aproveitam demais do nome e da reputação do Google para fazer seus funcionários trabalharem.

O Google entende de engenharia, não de design

Segundo o funcionário, a preocupação excessiva com engenharia enquanto o design e a usabilidade ficam de lado levou a produtos cancelados ou com sucesso parcial, como o Google Wave, Google Video, Friend Connect. Até mesmo o Orkut, sucesso no Brasil, mas fracasso no resto do mundo, foi lembrado.

Guarde sempre uma cópia por escrito

Um dos funcionários afirma que durante o processo de contratação, é importante guardar sempre uma cópia por escrito do que lhe for prometido. “O Google faz muitas promessas vagas e muitas vezes não cumpre”.

A cultura é imatura

Videogames e um ambiente de trabalho relaxado podem ser bons até um ponto, mas não quando há trabalho para ser feito. “As pessoas nunca crescem. Elas bebem em todas as horas, socializam constantemente, jogam e trabalham pouco ou não trabalham”.

Você não pode trabalhar remotamente

É algo que pode ser decisivo para muitos optarem por trabalhar ou não na empresa, principalmente nos EUA, onde a qualidade da internet é melhor. Muitos trabalhos não requerem a presença física da pessoa em um escritório, mas o Google não aceita isso.

Os funcionários do Google tratam os temporários com desrespeito

Esta reclamação partiu de um temporário, que reclamou da atitude com que lhe tratavam enquanto ele trabalhou no Google. “Eles pareciam achar que qualquer um que não trabalha no verdadeiro Google é de alguma forma mentalmente e moralmente inferior”.

Estes itens listados vão de encontro a tudo aquilo que sempre ouvimos falar sobre a empresa. Confesso que algumas observações me deixaram surpreso, porém, não seria difícil imaginar que isto ocorresse também no gigante Google, não é mesmo?

E você, o que achou desta lista? Você já teve o sonho de trabalhar no Google? Acha que estes problemas poderiam atrapalhar a sua carreira por lá? Ou acredita que seja algo comum a todas as empresas? Deixe seu comentário abaixo, participe!

Dólar fecha em alta e volta a ultrapassar R$ 2,30


Alta foi influenciada por sinais de que Fed pode reduzir estímulos em breve.
Moeda americana subiu 1,64%, a R$ 2,3073.


Do G1, em São Paulo

Sinais de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, começará a reduzir seus estímulos monetários em breve impulsionaram nesta quinta-feira (21) o dólar, que acelerou a alta ante o real no início da tarde, superando novamente o patamar de R$ 2,30.
saiba mais
A moeda americana subiu 1,64%, a R$ 2,3073.Veja cotação

Na máxima do dia, o dólar alcançou R$ 2,3180, diz a Reuters. Nos últimos dois dias, a moeda americana havia fechado abaixo de R$ 2,30.

Na semana, a moeda tem queda acumulada de 0,62%. No mês há alta de 3,27% e no ano, de 12,84%

"Agora voltou o assunto com relação à retirada de estímulos do Fed (mais cedo). Com isso, o mercado volta a trabalhar com mais aversão ao risco, esperando redução dos incentivos nos próximos meses", afirmou à Reuters um operador de um banco nacional, sob condição de anonimato.

A ata da última reunião do Fed, divulgada na quarta-feira, sugere que o banco central norte-americano pode começar a retirar seu agressivo programa de compra de ativos, no valor de US$ 85 bilhões mensais, em uma de suas próximas reuniões, desde que o crescimento econômico permita isso, ampliando os temores de uma redução na liquidez dos mercados internacionais.

No cenário interno, o BC brasileiro realizará o 6º leilão de swap cambial tradicional para rolar os vencimentos de 2 de dezembro, com oferta de até 20 mil contratos. Nesta manhã, a autoridade monetária deu continuidade às suas intervenções diárias, com a venda de 4.900 contratos com vencimento em 5 de março e 5.100 em 2 de junho de 2014. O volume financeiro foi de US$ 497 milhões.

Fonte: Portal G1

Aprendiz: O Retorno – Evandro é demitido e bate boca com Roberto Justus


Evandro é demitido e bate boca com Roberto Justus


Na noite de ontem, a Record exibiu o episódio do reality show empresarialAprendiz, o Retorno, com a sala de reunião mais tensa da temporada.O aprendiz Evandro Banzato foi o demitido deste episódio, mas ele ficou bastante inconformado com as justificativas de Roberto Justus e chegou a reagir à decisão do apresentador, tentando argumentar o motivo que o levou a ser demitido.
A prova desta noite consistia em realizar uma ação de marketing e divulgação para a cerveja Itaipava. A produção do programa armou duas intervenções para serem realizadas com cada uma das equipes durante a prova, para avaliar a reação deles. Enquanto um grupo precisou lidar com um homem embriagado inconveniente, que ficou exigindo brindes, o grupo de Evandro teve que lidar com um menor de idade que insistia para ficar com a bebida.
O problema é que Evandro sugeriu primeiro que o menor pedisse a ajuda de um maior de idadepara comprar a bebida, o que seria ilegal. Para piorar, ele ainda perguntou se o adolescente iria para casa de taxi, que ele poderia entrar no veículo e logo em seguida o aprendiz iria colocar a bebida no banco, sem ninguém saber. Na sala de reuniões, Evandro tentou se justificar, afirmando que não chegou a oferecer e incentivar o consumo da bebida para o adolescente, que falou aquilo apenas porque o jovem estaria insistindo muito para ganhar um brinde.
Além disso, ele também afirmou que o vídeo exibido por Justus não estaria sendo totalmente fiel a realidade. Mas Roberto Justus nem precisou ouvir seus conselheiros para decidir que esta falta foi gravíssima e demitiu Evandro ainda na primeira parte da sala de reuniões. Mas o aprendiz não aceitou e bateu boca com o empresário, afirmando que a decisão era injusta. Ele afirmou de novo que Justus não teria acompanhado a situação real, porque ele jamais iria facilitar a venda de bebida para um menor de idade, que a decisão de demiti-lo seria uma atitude lamentável do apresentador.
Mas Roberto afirmou que a falha foi gravíssima e imperdoável, lembrando que conhece Evandro há anos e não consegue imaginar o que aconteceu com ele para ter agido daquela forma, que ele estava muito chateado por ter que demiti-lo. Evandro é o décimo aprendiz demitido desta temporada. Ele participou inicialmente da segunda edição do reality, em 2005.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Crise econômica prejudica capacidade cognitiva, diz estudo

Capacidade intelectual foi avaliada em pessoas de 50 a 74 anos utilizando testes clássicos. Resultados foram comparados com carreiras profissionais delas




Crise: cientistas descobriram que se pessoa experimenta em sua vida adulta consequências da recessão econômica, sua capacidade intelectual diminui quando chega a uma idade avançada

Paris - As crises econômicas, como as que estão atingindo muitos países atualente no mundo, prejudicam as capacidades cognitivas dos cidadãos que sofrem com elas, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira que relaciona pela primeira vez a recessão com o declínio das capacidades individuais.


"Este estudo é o primeiro que demonstra que as recessões econômicas que são vividas em idades críticas da vida - no início ou em meados da vida adulta - enfraquecem as capacidades cognitivas quando se alcança uma idade avançada", segundo o artigo de três pesquisadores europeus publicado na revista médica BMJ.

Até agora se sabia que o envolvimento do indivíduo em seu trabalho e um ambiente profissional estimulante lhe permitem armazenar "reservas cognitivas" que depois mantêm sua capacidade intelectual em forma quando chega a hora da aposentadoria.

Mas neste estudo os cientistas também descobriram que se uma pessoa experimenta em sua vida adulta períodos de recessão econômica com todas as suas consequências - desemprego, queda do nível social e profissional, perda de renda, etc - sua capacidade intelectual diminui quando chega a uma idade avançada.

As pesquisas, dirigidas por Anja Leist da Universidade de Luxemburgo e Philipp Hessel e Mauricio Avendano da London School of Economics (LSE), se baseiam em dados recolhidos em um grande estudo epidemiológico chamado Share realizado com 12.000 pessoas em 11 países durante os anos 2000.

As mulheres são mais vulneráveis

A capacidade intelectual foi avaliada em pessoas de 50 a 74 anos utilizando testes clássicos, como enumerar o máximo possível de animais em um minuto, lembrar de uma lista de dez palavras, dizer a data ou fazer cálculos mentais.

Os resultados foram comparados com as carreiras profissionais destas pessoas, levando-se em conta as demissões, os períodos sem trabalho, as mudanças frequentes de empresa ou os períodos de recessão em seus países de residência.


Os resultados demonstram que os homens que não passaram por nenhum período de dificuldades econômicas quando tinham entre 40 e 50 anos alcançaram resultados muito melhores nos testes que os que viveram quatro ou mais períodos de crise econômica.


"Nossos resultados são a prova de que as recessões econômicas vividas durante o período vulnerável, a partir dos 40 anos, estão relacionadas com uma diminuição da função cognitiva mais adiante", explicam os pesquisadores.

Para as mulheres, os resultados são um pouco diferentes: o período mais vulnerável começa antes, entre 25 e 34 anos, enquanto a fase mais delicada para os homens é entre os 45 e os 49 anos.

As mulheres que foram demitidas ou tiveram que trabalhar em tempo parcial entre os 25 e os 34 anos "têm capacidades cognitivas significativamente menores quando são mais velhas", indicam os pesquisadores.

Estes resultados "sugerem que os homens são mais sensíveis aos choques macroeconômicos quando são afetados mais tarde em sua carreira profissional, enquanto nas mulheres as crises têm um efeito duradouro em suas capacidades cognitivas quando ocorrem antes", afirmam os cientistas.

Este fato pode explicar porque as mulheres jovens têm mais problemas que os homens jovens para reativar sua carreira profissional em períodos de crise econômica.

Para os homens, perder o trabalho em uma idade avançada significa com frequência uma aposentadoria antecipada e involuntária, que fecha repentinamente as portas de um ambiente intelectualmente estimulante, conclui o estudo.

Fonte: Revista  Exame.

NOVIDADE : Instagram finalmente chega ao Windows Phone


Como muitos outros aplicativos, a versão para Windows Phone também tem a opção de Live Tile, que exibe atualizações diretamente na tela inicial



Reprodução Instagram: com tradução para 12 idiomas diferentes, inclusive o português do Brasil, o aplicativo Instagram Beta faz parte dos anúncios do Nokia World 2013.

São Paulo - Finalmente o Instagram, rede social de compartilhamento de fotos com mais de 150 milhões de usuários em todo mundo, tem uma versão de aplicativo oficial disponível para os usuários de Nokia Lumia com Windows Phone.

Instagram

Como muitos outros aplicativos, a versão para Windows Phone também tem a opção de Live Tile, que exibe atualizações diretamente na tela inicial. Com tradução para 12 idiomas diferentes, inclusive o português do Brasil, o aplicativo Instagram Beta faz parte dos anúncios do Nokia World 2013.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Semana de Prova ou Semana do Terror ?

Alô  Universitários,

Assim como  eu  todos  aqui já  passaram,  estão passando  ou  ainda  irão passar  pela famosa "Semana de Prova " que para  alguns  podemos  dizer que  é  a "semana do terror", pois  temos ou iremos ter diversas provas no decorrer da  semana.
Para que  tem tempo para  se  dedicar  um pouco mais  ao  estudo consegue  tirar  de "Letra"  este  período, já  aqueles  que trabalham, estudam e  ainda  dependem de transporte  publico  fica  bem mais  difícil,  aliás este  esta em uma  desvantagem com relação  aos  demais.
Tempo  par a estudar,  esta ai  algo que  esta  cada  vez  mais complicado para todos,  pois cada  dia  que passa nossas  tarefas  e deveres  tomam mais  nosso tempo, alguns  dizem que  o  tempo é agente  quem faz...concordo plenamente,  porém  acredito que  as  universidades deveriam  olhar  com mais  carinho  esta  realidade  de  todos os  universitários. Pois  na minha  opinião  acredito  que  uma  prova  não significa dizer  ou medir o quanto você  sabe  ou não, acredito que  a metodologia  de avaliação deveria  ser  diferente  com trabalhos  extras,  pesquisas  que  desenvolvem e  provocam  a busca pelo conhecimento, seminários  enfim  algo que  "estigue"  o aluno  a correr  atrás da  informação e não  colocar panico  em  alguns  com noites mal  dormidas  ou  melhor  poucas  horas  de  sono  devido ao  estudo para  a prova  seguinte  etc.


E você o que pensa   sobre  este  assunto ?  comente,  sugira ! o espaço é  nosso!